Realizou-se no passado dia 27 de abril, o Seminário Final do projeto SIMETRIA, intitulado "Intervenção educativa e assimetrias sociais: o acesso à alimentação e à saúde". O evento foi organizado pelo SIMETRIA, juntamente com a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), tendo decorrido nas instalações do último. Estiveram presentes 94 participantes - incluindo estudantes, profissionais, técnicos, especialistas, convidados nacionais e internacionais - de diversas áreas, tais como o serviço social, a psicologia, as ciências da educação e as ciências da nutrição/alimentação.

O Seminário Final marcou fecho do projeto SIMETRIA, financiado pelo EEA Grants (Mecanismo  Financeiro Europeu) em que Noruega, Islândia e Liechtenstein são os países doadores. Procurou, igualmente, a criação de espaços de reflexão e debate em torno de temáticas que versam o direito à alimentação adequada e à saúde, a dimensão simbólica e afetiva da alimentação, o envelhecimento e a cidadania, as políticas e as práticas de intervenção.

O programa contou com a presença de diversos especialistas, nomeadamente Pedro Moreira (Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto), Pedro Graça (Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável), Hélder Muteia (Food and Agriculture Organization Portugal), Isabel Menezes (FPCEUP), entre outros. 

De entre os convidados, destaca-se ainda a presença de Isabel Oliveira e Inês Ferreira (Administração Central do Sistema de Saúde), Andrej Grjibovksi (Instituto Norueguês de Saúde Pública), e Jostein Hagan e Trine Smestad (Cruz Azul Noruega).

O balanço do seminário revelou-se extremamente positivo, tendo sido alcançados os objetivos propostos.

A organização agradece a todos e a todas a sua participação.

 

 

0
0
0
s2sdefault